quinta-feira, 24 de abril de 2014

Cerimônia do Açorianos de Música terá homenagens a Lupicínio

O centenário de nascimento do compositor e cantor Lupicínio Rodrigues (1914 -1974) será lembrado em diferentes momentos da solenidade de entrega do Prêmio Açorianos de Música 2013, nesta quinta-feira, 24, no auditório Araújo Vianna, a partir das 20h30, com entrada franca.

Ao longo da festa, artistas como Lourdes Rodrigues, Álvaro Rosa Costa, Pedrinho Figueiredo e Clube do Choro, Tasso Bangel e Camerata Pampeana, Simone Rasslan, Gabriel Sá, Neto Fagundes e Gelson Oliveira vão revisitar algumas das canções mais conhecidas do repertório de Lupi - Felicidade, Nunca, Volta e Nervos de Aço entre elas. Lourdes Rodrigues, principal intérprete da obra de Lupicínio, será também a homenageada especial nesta edição do prêmio, que também terá presença de Lupicínio Rodrigues Filho.

Ao todo, 67 trabalhos (entre CDs, DVDs e espetáculos) concorrem aos 28 troféus do Açorianos de Música. Serão anunciados os prêmios de Compositor, Intérprete, Instrumentista e Álbum para os gêneros Erudito, Instrumental, Pop, MPB e Regional, e também nas categorias Álbum do Ano, DVD, Espetáculo, Álbum Infantil, Arranjador, Produtor Musical, Projeto Gráfico e Revelação (veja abaixo a lista de indicados).

Haverá menções especiais ao Coral Feminino do Hospital Moinhos de Vento (pela atuação cultural, social e humanista no ambiente do hospital), ao músico e professor José Maria Barrios (coordenador do Instituto de Cultura Musical da PUCRS e responsável pela formação de muitos dos músicos em atividade no cenário erudito do Estado) e aos 30 anos de lançamento do LP coletivo Rock Garagem I (álbum essencial para o impulso ao rock gaúcho dos anos 1980).

O Prêmio Açorianos de Música é uma realização da prefeitura, por meio da Coordenação de Música da Secretaria  da Cultura.

Fonte: PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário